Torre Spasskaya

Localizada no muro leste do Kremlin, junto à Praça Vermelha de Moscou, a Torre Spasskaya (Torre do Salvador) é a mais alta e mais chamativa do recinto. A torre conta com um enorme relógio encarregado de marcar a hora oficial da cidade.

Olhando para o passado

A torre foi construída em 1491 durante o reinado de Ivan III. Nesses tempos, sua porta constituía a entrada principal ao recinto do Kremlin. Essa entrada podia ser utilizada pelos chefes de estado ou altos cargos, mas sempre desmontando seus cavalos e tirando o chapéu em sinal de respeito.

Anos depois da construção, a Torre Spasskaya de Moscou foi coroada com um pináculo e, depois da criação da URSS, foi eliminada a águia imperial da parte superior e no seu lugar foi instalada uma estrela vermelha que funciona como cata-vento.

Um dos símbolos da cidade

A Torre Spasskaya é um dos pontos de referência de Moscou. Sua majestosa localização na Praça Vermelha, junto à Catedral de São Basílio, faz com que seja impossível que ela passe inadvertida, e todos os visitantes de Moscou voltam a casa com fotos da torre.

O enorme relógio de 6 metros de diâmetro da parte superior da torre não só marca o horário oficial da cidade, como também é o encarregado de indicar a chegada do ano novo, reunindo a cada ano milhares de cidadãos sob seu olhar atento, como acontece com o relógio da Puerta del Sol de Madrid ou o Big Ben de Londres.

Transporte

Metrô: Biblioteca imeni Lenina, linha 1.