Mausoléu do Lênin

Construído durante o período soviético sob a ordem do Stalin, o Mausoléu do Lênin é um pequeno monumento localizado na Praça Vermelha onde se pode ver o corpo embalsamado do Lênin.

Apesar do desejo expresso de Lênin de ser enterrado com sua mãe em São Petersburgo, as ordens do Stalin foram claras e contundentes: ele ordenou que Lênin fosse embalsamado para ser exposto ao público, conservando seu corpo por todos os meios possíveis até o fim dos tempos.

O Mausoléu do Lênin conta com um laboratório com sua própria equipe de especialistas (biólogos, bioquímicos e anatomistas) que se encarregam do “serviço de manutenção” do falecido. Assim, como se fosse uma história futurista digna da série Black Mirror, o antigo líder é “consertado” de maneira constante para se manter “com vida” para sempre.

Para isso, durante dois meses do ano o corpo é tratado com uma solução mágica e o líder é vestido com uma roupa nova, sendo posteriormente colocado em seu tranquilo sarcófago de vidro para continuar impassível diante dos olhos dos seus visitantes.

Há gostos para tudo

Do nosso ponto de vista, existem diversos lugares para ver em Moscou, mas se você tiver interesse nessa peculiar visita, a vantagem é que está em plena Praça Vermelha, ao lado do Kremlin, a Catedral de São Basílio e as Galerias GUM, por isso você certamente passará por lá em diversas ocasiões.

Dependendo da data, pode haver longas filas para visitá-lo, mas, depois de entrar, a visita é breve, já que não há muito que ver.

Hoje em dia, o futuro do mausoléu é bastante incerto, já que cada vez há mais gente que pede que Lênin seja enterrado para finalmente descansar em paz.

Para respeitar, não é possível tirar fotos no interior do mausoléu, nem entrar com chapéus, bonés, nem óculos de sol.

Horário

Variável sem aviso prévio, é recomendável consultar no momento.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

A pé da Praça Vermelha.