Onde comer em Moscou
Com uma riqueza de sabores devido ao caráter multicultural do país, a gastronomia de Moscou tem como base ingredientes simples e saborosos que sobrevivem ao cultivo em um clima extremamente frio.
Nesta seção, indicamos diferentes opções para ajudá-lo a escolher onde comer em Moscou.
Os restaurantes em Moscou estão adaptados a todos os gostos e bolsos, por isso qualquer que seja seu orçamento e suas preferências, você poderá desfrutar dos pratos típicos russos mais deliciosos.
Na hora de escolher onde comer em Moscou, se você está interessado em alguma opção econômico e rápido, as duas redes mais importantes são Teremok, onde há blinis (crepes) para todos os gostos; e Kroshka Kartoshka, onde a especialidade são as batatas em todas as versões possíveis.
Se você visitar as Galerias GUM na hora de comer, poderá aproveitar para visitar o restaurante Stolovaya 57, uma opção econômica no meio do luxo de um dos principais shoppings do coração da cidade.
Uma das redes de alimentação mais estendidas na cidade é My-My. Oferecendo pratos básicos e econômicos que são selecionados no autosserviço, são uma opção rápida, barata e de qualidade aceitável. Os lugares são fáceis de reconhecer pela figura de uma vaca branca e preta na porta.
As tabernas tradicionais da rede Yolki Palki também são uma boa escolha para desfrutar da comida típica russa com preços muito acessíveis.
A vantagem dos restaurantes com autosserviço é que você poderá ver a comida que vai pedir e só tem que apontar, algo que soluciona as dificuldades que podem surgir com o idioma.
Assim como acontece na maioria dos museus, lojas e lugares de interesse, no geral é possível pagar com cartão em quase todos os restaurantes de Moscou.
Horários
Na Rússia, os horários das refeições são bastante extensos. Os restaurantes em Moscou costumam abrir entre as 12:00 e as 16:00 horas para o almoço e entre as 18:00 e as 23:00 horas para o jantar, embora seja muito normal encontrar lugares abertos as 24:00 horas.
Pratos típicos de Moscou
- Borsch: Esta sopa é o prato mais típico de Moscou e de toda a Rússia. Essa autêntica delícia é preparada com beterraba, cenoura, batata, cebola e carne.
- Pelmeni: Similares aos dumplings chineses, essas bolsinhas de massa cozida costumam ser feitas com carne, mas é possível encontrar todo tipo de recheio.
Blinis: Com uma massa fina similar à dos crepes, podem ser doces, salgados e inclusive recheados com caviar. - Salada Olivier: Conhecida internacionalmente como salada russa (no Brasil, salada de maionese), a salada Olivier é preparada com batatas, maionese, picles e carne, entre outros ingredientes.
- Vareniki: Massa recheada que pode ser preparada tanto com ingredientes doces quanto salgados.
- Smetana: Esse creme azedo costuma acompanhar a maioria dos pratos, é servido separadamente, mas pode ser colocado até nas sopas.
- Arenque sob casaco de pele: Apesar do seu nome curioso, essa salada é mais simples do que parece. Os ingredientes principais são os arenques, cenouras, beterraba, batatas, ovo e maionese.
- Strogonoff de carne: Carne com um molho suave de champignons, creme de leite e mostarda. Trata-se um dos pratos mais conhecidos da Rússia, cuja receita surgiu casualmente, como uma medida curiosa diante da falta de carne para preparar um menu.
- Caviar: O caviar russo é um dos melhores a nível mundial. Você vai encontrá-lo na maioria dos restaurantes de Moscou. Não perca a oportunidade de desfrutá-lo.
- Kvas: Esta popular bebida russa fermentada de baixa graduação é preparada a base farinha de centeio e malta.
- Vodka: A bebida russa mais popular no mundo inteiro tem um sabor diferente na Rússia. Os néctares da alta gama contam com nuances insuperáveis capazes de cativar os paladares mais exigentes.