Estátua de Pedro o Grande
Amada por alguns e odiada por muitos outros, a Estátua de Pedro o Grande, conhecida como “Cavaleiro de Bronze”, é um impressionante monumento de 94 metros de altura localizado no rio Moscou que constitui uma das atrações mais controversas de Moscou.
O autor da obra, o artista russo Zurab Tsereteli, é conhecido pela criação de outras peças igualmente peculiares. Em um primeiro momento, a monumental obra foi criada como um monumento a Cristóvão Colombo, mas, ao não conseguir vendê-la, o artista decidiu substituir sua cabeça pela de Pedro o Grande.
Atualmente a escultura encontra-se no rio Moscou, mas ao longo de sua breve, mas controversa história, houve várias tentativas de acabar com ela.
Em uma ocasião, um grupo terrorista planejou sua destruição colocando explosivos na base. Posteriormente, foram arrecadados fundos para que fosse demolida. Também foi oferecido seu traslado a São Petersburgo, mas finalmente ninguém conseguiu tirar a estátua da sua localização atual.
Grande parte do ódio dos moscovitas à estátua se deve ao pouco apreço que têm por Pedro o Grande, já que o imperador foi o criador de São Petersburgo e sempre esteve apaixonado por essa cidade, chegando a nomeá-la capital do país, arrancando esse título de Moscou.
Um monumento peculiar
Apesar de que muitos não hesitam em catalogá-la como uma das estátuas mais feias do mundo, a estátua de Pedro o Grande de Moscou é um monumento que, para o bem ou para o mal, não deixa ninguém indiferente e gera uma grande expectativa, por isso vale a pena fazer uma breve visita para vê-la com os próprios olhos.