Convento Novodevichy
Construído em 1524 para se tornar o convento mais rico e importante da Rússia, o Mosteiro Novodevichy é um harmonioso conjunto arquitetônico que funcionou como lugar de reclusão de numerosas mulheres da nobreza.
Olhando para o passado
O convento foi um excelente lugar de reclusão para as mulheres das famílias nobres que se mostravam rebeldes, a desculpa ideal de Ivan, "O Terrível" e de Pedro, "O Grande", para se livrar de suas "impertinentes" esposas quando queriam se desfazer delas.
Anos depois, o convento deixou para trás seu passado turbulento para se tornar um autêntico oásis afastado do ruído mundano e ainda hoje respira uma tranquilidade inusitada.
O mosteiro de relance
O complexo do Convento Novodevichy de Moscou conta igrejas de diferentes estilos arquitetônicos compostas por simples paredes brancas em contraste com as chamativas cúpulas douradas, azuis e verdes.
As duas construções mais destacadas do complexo são a Catedral de Nossa Senhora de Smolensk e a Catedral da Intersecção da Porta.
Junto ao Convento Novodevichy está o belo Lago dos Cisnes, um agradável espaço que serviu de inspiração para Tchaikovsky na criação do seu famoso baile. Infelizmente, atualmente não é habitado por cisnes, embora continue sendo um lugar emblemático.
Cemitério de Novodevichy
Junto ao Mosteiro de Novodevichy está o cemitério mais importante de Moscou: o Cemitério de Novodevichy. Com mais de 27.000 tumbas, é o lugar de descanso de alguns dos personagens que marcaram a história do país como o astronauta Pavel Belyayev, o presidente Boris Yeltsin ou o escritor Nikolai Gogol.
Um dos aspectos mais surpreendentes do peculiar cemitério é a forma original de algumas das suas tumbas. A do ministro das comunicações têm o formato de um telefone, enquanto a de um dos comandantes da II Guerra Mundial possui um formato de tanque.
Interessante, mas não imprescindível
O Convento Novodevichy é um belo completo arquitetônico que, junto com o cemitério, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Trata-se de uma visita agradável, embora esteja um pouco longe do centro, por isso acreditamos que vale mais a pena dedicar mais tempo às visitas imprescindíveis de Moscou.
Transporte
Metrô: Sportivnaya, linha 1.