Parque da Vitória
Construído como um grande monumento ao ar livre para comemorar um dos capítulos mais importantes da história do país, o Parque da Vitória de Moscou é um maravilhoso espaço verde que homenageia a vitória do povo soviético durante a Grande Guerra Patriótica.
O parque foi inaugurado em 1995 para celebrar o 50º aniversário do final da II Guerra Mundial e, desde então, se tornou um dos espaços mais queridos dos moscovitas, já que simboliza o triunfo da Rússia sobre a Alemanha nazista.
Um passeio pelo parque
O ponto mais chamativo do parque é o Monumento à Vitória, um impressionante obelisco triangular que se perde no infinito graças aos seus 150 metros de altura. No alto do obelisco se pode ver, com certa dificuldade, uma grande escultura de Nike, a deusa grega da vitória.
No Parque da Vitória podemos visitar o Museu da Guerra Patriótica, um espaço ideal para conhecer a história da participação da Rússia na II Guerra Mundial.
Em frente ao museu se abre a Praça dos Vencedores e nos arredores está a alameda central, dividida em cinco terraços com fontes que lembram os cinco anos que durou a guerra. Durante a noite, essas superfícies se tingem de vermelho com um jogo de luzes para lembrar o sangue derramado durante as contínuas batalhas.
A água é um dos elementos-chave do parque, que conta com nada mais e nada menos que 1.418 fontes, cifra que lembra os dias que a Rússia fez parte do conflito.
Tranquilidade e história
O Parque da Vitória de Moscou oferece a possibilidade de passear pelos jardins para relaxar ou refletir sobre alguns dos acontecimentos históricos que marcariam o rumo do país.
Se você tiver a oportunidade e sua viagem coincidir com um dos feriados da cidade, uma das datas mais especiais para visitá-lo é o dia 9 de maio, do Dia da Vitória, um dia de celebrações no qual a cidade se prepara para transmitir sua forma de olhar para o futuro com alegria e otimismo.
Transporte
Metrô: Park Pobedy, linhas 3 e 8A.