Rua Tverskaya

Conectada à famosa Praça Vermelha, a rua Tverskaya é a avenida mais emblemática de Moscou e uma das zonas comerciais mais populares da cidade. Conta com diversas lojas, restaurantes e lugares de interesse e é animada a qualquer hora do dia.

Olhando para o passado

No início do século XVIII, a rua Tverskaya se tornou uma das zonas mais populares da cidade e a classe alta começou a se instalar ali. Durante o século XX, a rua sofreu sua maior remodelação, quando, sob a ordem de Stalin, foram derrubados alguns edifícios para ampliar as calçadas e proporcionar um ar mais monumental à avenida.

Durante essa peculiar remodelação, alguns edifícios que estavam “no meio” dos planos de Stalin conseguiram sair com vida graças a um sistema de trilhos que conseguiu mover alguns edifícios completamente sem afetá-los.

O que ver

A rua Tverskaya é uma das principais artérias da cidade e ao longo dos seus 1.600 metros de comprimento é possível encontrar diversos pontos de interesse. Além de contar com todo tipo de comércios ideais para fazer compras, vale a pena prestar atenção aos seguintes lugares:

  • Hotel Nacional: Construído a princípios do século XX, o elegante Hotel Nacional se tornou um dos melhores hotéis da época graças às modernas comodidades que ofereceria, à excelente localização e à esplêndida decoração.
  • Duma Estatal: Símbolo do imenso poder soviético, esse bloco de concreto foi colocado sobre os restos de uma antiga igreja e vários edifícios do século XVII que foram derrubados para dar lugar ao edifício do governo.
  • Clube Inglês: No número 21 está o único palácio da rua que não sofreu nenhuma reconstrução. Em 1831 de tornou um dos edifícios mais emblemáticos da zona quando foi instalado o Clube Inglês, um importante clube social da elite. Atualmente abriga o Museu de História Contemporânea da Rússia.
  • Hospedaria Savvinskoe: No número 6 encontramos uma construção com uma história com final feliz. Construído com um estilo moderno com aspecto de palacete, esse edifício de 23.000 toneladas sofreu um deslocamento de 500 metros enquanto seus habitantes dormiam.
  • Prefeitura de Moscou: No número 13 há um imponente edifício vermelho que foi construído em 1782 para o general-governador de Moscou. Assim como seus vizinhos, esse edifício também sofreu um deslocamento de 13 metros para permitir a ampliação da rua.

A principal artéria da cidade

A rua Tverskaya foi a primeira avenida em contar com serviço de iluminação elétrica e a pioneira em permitir a circulação de bondes. Trata-se da rua com mais história de Moscou e o mais comum é passar várias vezes por ela durante uma visita à cidade.

Transporte

Metrô: Tverskaya, linha 2, Pushkinskaya, linha 7, Chekhovskaya, linha 9 e Okhotny Ryad, linha 1.