Catedral de Kazan

Localizada perto do Museu de História Nacional, na Praça Vermelha, a Catedral de Kazan de Moscou é um templo ortodoxo de pequenas dimensões que à primeira vista poderia passar desapercebido, mas seu encanto está especialmente em sua simplicidade.

Olhando para o passado

A Catedral de Kazan foi construída em 1612 para celebrar o fim da invasão polaca. Em um primeiro momento foi construída de madeira, mas depois de ter sido quase completamente destruída durante um incêndio, foi reconstruída de tijolo.

Anos depois, em 1936, Stalin decidiu que as igrejas das praças eram um inconveniente para os desfiles militares, por isso ordenou uma "limpeza" que acabaria com a demolição do pequeno templo original. Por sorte, sua vizinha, a Catedral de São Basílio, conseguiu se salvar desse movimento destrutivo.

A catedral que vemos hoje em dia foi reconstruída com a ajuda das fotografias que foram feitas antes da sua destruição, por isso possui uma imagem bastante fiel à do templo original.

A catedral de relance

Com uma bela fachada típica russa decorada com tijolos em forma de arcos, a Catedral de Kazan de Moscou é coroada por pequenas cúpulas e um delicado campanário de dimensões comedidas.

Já no interior, encontramos um templo pequeno e suavemente iluminado onde as velas e o incenso oferecem um ambiente acolhedor que se completa ainda mais durante as celebrações com os belos cânticos do coro.

Um dos templos mais especiais

Apesar do seu pequeno tamanho, a Catedral de Kazan é um dos templos mais bonitos e especiais de Moscou. Trata-se de uma visita que surpreende graças ao contraste entre o agitado coração da cidade e seu interior acolhedor e pausado.

Além disso, sua exclusiva localização na Praça Vermelha faz dela uma das visitas imprescindíveis de Moscou.