Centro Panrusso de Exposições - Uma lembrança do período soviético
Centro Panrusso de Exposições

Centro Panrusso de Exposições

Inaugurado em 1939, o Centro Panrusso de Exposições (VDNKh) foi um dos principais lugares de lazer do período soviético, e não é de estranhar que muitos guardem carinhosas lembranças dos momentos vividos lá durante essa época.

Olhando para o passado

Em um primeiro momento, o imenso recinto foi construído para abrigar uma exposição agrícola, mas duas décadas mais tarde foi profundamente transformado para homenagear as conquistas econômicas, científicas e tecnológicas da Rússia.

A falta de financiamento por parte do estado fez com que, no final dos anos 1980, a maioria dos pavilhões tivesse um aspecto decadente. Depois, se tornaram armazéns e, posteriormente, um cemitério de luxuosas construções abandonadas.

Felizmente, em 2014 teve início uma profunda restauração dos pavilhões, um processo que continua ativo hoje em dia para que possam recuperar seu majestoso aspecto.

Um passeio pelo passado de Moscou

Depois de passar pelo enorme arco do triunfo da entrada, encontraremos uma extensa alameda sobre a qual se abre o imponente pavilhão principal do recinto.

O Centro Panrusso de Exposições conta com uma extensão de vários hectares ao longo dos quais se estendem mais de 50 construções de interesse cultural, entre as quais se encontram importantes pavilhões decorados com toda a riqueza de detalhes que foram construídos para homenagear as antigas repúblicas soviéticas.

Uma visita interessante

O Centro Panrusso de Exposições de Moscou está um pouco afastado do centro, mas, se você tiver tempo, vale a pena conhecê-lo para ter uma ideia da grandiosidade das construções feitas durante a extinta União Soviética.

Durante o passeio pelo centro, você poderá escutar uma seleção das músicas mais populares durante o período soviético, um dos detalhes que certamente dá um peculiar caráter nostálgico às instalações.

Se você planeja visitar o Centro Panrusso de Exposições, poderá aproveitar a visita para conhecer o Museu da Cosmonáutica, já que está localizado bem na entrada do centro.